links

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

MADEIREIROS PROTESTAM CONTRA AÇÃO FEDERAL EM BURITIS



Lá moradores se juntara a empresários do ramo madeireiro e comerciantes em geral, para protestar contra a Ação Federal.
O município de Buritis está em clima de insegurança por conta do confronto entre madeireiros e Agentes da Força Nacional de Segurança (FNS), Istituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) e Polícia Federal (PF), que conta também com o apoio da polícia militar do município que fica distante 396 km de Porto Velho.
De acordo com divulgação maciça em emissoras de Rádio do município, houve protestos, e começo de confronto de trabalhadores do setor madeireiro que tiveram o apoio de empresários do ramo, para um começo de enfrentamento dos órgãos acima mencionados.
Segundo informações extra-oficiais, os trabalhadores tiveram apoio dos empresários e parte da população, para protestarem contra a apreensão de 15 caminhões carregados com madeiras, que a polícia federal afirma ser proveniente de maneira ilegal.
A polícia divulgou que as apreensões são legais e, aconteceram em operação realizada na madrugada desta terça-feira, 08, os comerciantes do município permanecem de portas fechadas. A comunidade, que defende o funcionamento das serrarias na cidade, juntou-se aos proprietários das madeireiras para enfrentar os policiais, que regem atirando usando armas municiadas com balas de borracha. Até o momento ainda não foi divulgado o número de feridos entre policiais e populares envolvidos.

Segundo alguns sites de informação do município, os populares atearam fogo em pneus em frente à sede a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), para aonde foram levados os caminhões. Informações ainda não confirmadas dão conta de que reforços policiais já foram solicitados, devido ao grande volume de pessoas que se aglomeram protestando na frente do Órgão mencionado.
A presença da Força Nacional na região incomoda os moradores. Eles reclamam da forte queda no movimento nas lojas. As vendas do final de ano devem registrar perdas acentuadas no faturamento dos comerciantes, que contribuem com a circulação de capital no município. A população do município de Buritis distante 196 km de Ariquemes, se comparada a de Espigão do Oeste, tem sua economia alicerçada na madeira. Os moradores dizem que não há outra fonte de renda que possa dar dignidade as famílias moradoras do município, que hoje tem certa de menos de 40 mil habitantes, mas, já registrou números aproximados a 90 mil a cerca de 5 anos, quando deu-se início o período de inópia da madeira.

0 comentários:

Postar um comentário